Anatomia Palpatória
40 horas/aula

Um bom exame palpatório é realizado quando o examinador consegue, por meio do tato, coletar dados sobre estruturas anatômicas (ossos, músculos, ligamentos, vísceras, nervos, vasos e outros), percebendo as diferenças através da temperatura, textura, enfim, parâmetros que, somados aos demais achados da anamnese, levam a uma possível disfunção do organismo.

Grande parte do diagnóstico e tratamento das disfunções músculo-esqueléticas se faz através da palpação e mobilização dos tecidos específicos. Portanto, é impossível realizar uma boa intervenção terapêutica sem ter conhecimentos profundos de anatomia e principalmente de anatomia palpatória. Conhecer anatomia através dos livros de anatomia e dissecação é um bom começo para o entendimento do corpor humano, porém apenas isso é insuficiente. Agora, saber identificar que estruturas o profissional tem abaixo de suas mãos, ou então, ter uma boa percepção da estrutura que necessita averiguar, isso sim, gera um grande diferencial em seus resultados.

Após a realização do curso de anatomia palpatória, a percepção anatômica das estruturas são aprimoras, potencializa a segurança do atendimento profissional e do aprendizado de outros cursos na área fisioterpêutica. Aumenta-se o respaldo teórico e técnico do profissional perante ao paciente e a outros profissionais.

1º Módulo

2º Módulo */**

* Inclui palpações intrabucais para músculos e ossos da ATM.
** Observações clínicas para todas as estruturas palpadas.

Data do curso

26 a 31/07

Limite de inscrição

26/06

Público alvo

Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Enfermeiros, Médicos (Formados e Formandos)

Professor – Paulo Umeno Koeke

Professor – Juliano Wada

Professor – Leonardo Penteado